Público Alvo

Pode parecer óbvio, mas é fundamental que toda equipe de marketing digital tenha total e amplo conhecimento sobre o público-alvo sob o qual trabalhará!  Afinal, tem sido muito comum observarmos campanhas desastrosas simplesmente porque era verdadeiramente impossível identificar para quem aquele produto ou marca foi gerado, sendo tal confusão determinante para o fracasso das mesmas. Este artigo terá a preocupação de detalhar alguns pontos muito importantes sobre a questão do público-alvo.

Para que possamos ter uma real noção do nosso verdadeiro público-alvo numa campanha de marketing digital, é necessário que possamos realizar previamente uma intensa pesquisa de campo, de forma a determinar:

  • Tendências e estilos que estão na moda ou em declínio.
  • As intensas movimentações do público-alvo.
  • As opiniões mutáveis desse público-alvo.
  • As ferramentas utilizadas por esse público-alvo.
  • Capacidade de interagir.

Sempre quando falamos de público-alvo para todos aqueles que de alguma maneira estão envolvidos no campo de marketing digital, a atenção deve ser total, devido a importância do tema, e jamais dispensá-lo como um conhecimento já saturado. Continue lendo o artigo e entenda o porquê.

Tendências e estilos do público-alvo

Toda equipe de marketing digital deve ter muito cuidado com as tendências do mercado e dos estilos que estão na moda, pois é muito fácil perceber campanhas que não deram certo, apesar de uma boa estrutura, simplesmente porque foram lançadas no período de tempo errado, ou seja, atacaram uma determinada tendência que já estava saindo de moda, não despertando nas pessoas o interesse estimado.

Por isso, é essencial que a equipe tenha muita agilidade na percepção das tendências e estilos do momento, criar e lançar a campanha.

As movimentações constantes do público-alvo

Outro aspecto importante é estar antenado com relação a intensa movimentação de interesses do público-alvo, para que esse conceito seja mais fácil de ser entendido observemos o seguinte exemplo: hoje uma marca X possui grande aceitação no mercado e muitas campanhas são criadas em torno dessa imagem, contudo, algum escândalo negativo acontece fazendo com que a imagem dessa marca seja inteiramente maculada do dia para noite, ou seja, se a equipe não estiver ligada nessa movimentação, onde possivelmente as pessoas procurarão a concorrência, qualquer campanha será em vão.

O fluxo de opiniões do público-alvo

O chamado fluxo de opiniões do público-alvo também é muito importante de ser observado. Em geral podemos obtê-lo simplesmente observando o que as pessoas comentam sobre a marca ou produto nas redes sociais.

As principais ferramentas utilizadas pelo público-alvo

Determinar quais são as ferramentas mais utilizadas e acessadas pelo público-alvo de determinado produto é o básico para se começar qualquer campanha. Para que de forma mais acertada escolha a plataforma com maior potencial de retorno.

Mensurando a capacidade de interação

Mensurar a capacidade de interação do público com a marca não é uma atividade fácil de ser observada. No entanto, as redes sociais já funcionam como um excelente feedback, mas também ter atenção aos sites de reclamações (respondendo rapidamente as demandas) e ao SAC só faz aumentar a interatividade entre clientes e produtos, dando mais confiança ao usuário.

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